Flamingos e o sal da Ria de Aveiro

Após cerca de dois anos envolvido num trabalho fotográfico no norte de Portugal e, com o trabalho quase terminado, comecei de novo a ter disponibilidade para o novo livro que estou a preparar. Este livro, fotografado na Ria de Aveiro, vai-se centrar na espécie flamingo-comum (Phoenicopterus roseus), a espécie existente em Portugal, que era raro na ria e estava confinada a zonas como os estuários do Tejo e do Sado, à ria Formosa e ao sapal de Castro Marim. Irá abordar também as salinas, e a sua importância para a diversa avifauna, onde se incluem os flamingos. Este projecto teve início em 2018.


Tempos de pandemia

Uma das vantagens de ser fotógrafo de natureza nestes estranhos tempos de pandemia, é o facto de este ser um trabalho maioritariamente solitário, não afectando diretamente o meu desempenho profissional. Assim, continuei a desenvolver o levantamento fotográfico que estou a fazer no norte de Portugal, e a fotografar novas áreas naturais. Percorri parte do rio Paiva, Bestança e Olo, assim como inúmeras áreas florestais e montanhosas, como o carvalhal da Reixela e a Serra da Aboboreira, entre muitas outras. Agora mais perto do seu final,  aproveitei e consolidei ideias para alguns artigos, como o recente“Redescobrir Portugal Natural” publicado no site da National Geographic. Para além do registo dos valores naturais, tenho continuado igualmente a fotografar diverso património histórico e arqueológico.


Património natural, histórico e paisagístico no norte de Portugal

Em Agosto de 2019 iniciei um projecto, que terá a duração de mais de um ano, e envolve a criação de um banco de imagens em onze municípios do norte de Portugal. Trata-se de um extenso trabalho que me tem levado a conhecer alguns dos mais importantes valores do património natural, histórico e paisagístico (entre outros) com vista a uma selecção final de duas mil e quinhentas fotografias, convencionais, aéreas e panorâmicas. Estas imagens, serão posteriormente utilizadas em diversos suportes (físicos e multimédia), com vista à promoção dos valores das respectivas regiões. Um trabalho que me tem fascinado pela descoberta de magníficos spots em Portugal, que em muitos dos casos, só tinha ouvido falar ou lido sobre eles.


Using Format